sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O QUE É MARKETING?

Essa parece ser uma pergunta simples, que caso você não saiba a resposta, basta consultar um livro relacionado ao assunto e bingo! Mas não é bem assim, claro que os livros de Kotler (o papa do mkt) nos direcionam para a resposta, mas o marketing não pode ser definido com base em teorias, você pode aprender sobre mkt na "escola", mas é a vivência no dia-a-dia que nos ensina a lidar com esse campo ainda tão pouco explorado por algumas empresas. Um conceito sobre o que é mkt que me agrada é: " Desenvolvimento de estratégias visando atender o cliente e atingindo o objetivo (lucro)." Alguns empresários com visão da idade da pedra (empresáriossauros rex) descordam de que é possível obter uma grande margem de lucro focando o cliente e não apenas a rentabilidade da empresa, na realidade os empresáriossauros não são a favor do "departamento" de mkt, não querem investir em pesquisa ou em conceitos aplicados ao mkt, a maior prova disto são empresas com décadas de existência que de uma hora para outra fecham as portas, e o comentário que se ouve é "...foi má administração" ou então "... não se adaptaram aos tempos modernos", quando na realidade o que faltou foi alguém que apontasse a real necessidade dos clientes e direcionasse a empresa de acordo com a demanda, mas esse é um assunto para uma próxima postagem, voltemos então ao tema: "O que é MKT?"
marketing é uma palvra de idioma inglês, que deriva de market, ou seja, mercado. Toda vez que se desenvolve uma ação voltada para o mercado,passa a ser uma ação de marketing. As empresas que praticam ações de marketing como estratégia, são empresas que tem o mercado como foco de suas atividades, ouso até mesmo em dizer que são empresas que tem o mercado como razão de sua existência.
continua na próxima postagem...

Nenhum comentário: