sexta-feira, 23 de maio de 2008

GLOSSÁRIO DE MARKETING

Quem nunca participou de uma reunião, briefing ou até mesmo um treinamento e se deparou com uma palavra da qual não faz a menor idéia do que se trata?

Que atire a primeira pedra quem nunca se viu em situação dessas, mas não se desesperem, aqui vão umas dicas preciosas fornecidas pela professora Ms Rosana Gil da Unimonte para nos livrarem de situações embaraçosas:

A
* Ad - Gráfico ou banner de uma página web que, quando clicado, leva o internauta a outro website.

* Ad Click - Ato de clicar em um ad.
* Ad View - É a página que mostra o ad. Podem ser mostrados um ou vários "ads" em um mesmo "ad view".

* Ads Small - Anúncios económicos, normalmente pequenos, num classificado.

* Advertiser - Anunciante.

* Advertising - Propaganda

* After Sales - Pós venda, Após venda.

* AIDA - Fórmula de vendas visando obter a atenção do consumidor, conquistar seu interesse, despertarem seu desejo e induzi-lo à ação de compra.

* ALCA - Área de Livre Comércio das Américas.

* API - Application program interface - conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas na forma de informações moduladas, necessários para o desenvolvimento de programas.

* Auto-door - Anúncio, publicidade colocada em carros, geralmente táxis.

B
* Banner - Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente.Na web: Peça publicitária. Podem conter imagens animadas ou não e/ou textos. Na web os formatos mais comuns são: 468 x 60 pixels, 234 x 60 pixels, 120 x 60 pixels, 88 x 31 pixels

* Blimp - Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio.

* Benchmarking - Verificar o que as empresas líderes no seu segmento de mercado estão utilizando em processos e adaptar o modelo, de acordo com o suas próprias características..

* Blister - Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.

* Brainstorm(tempestade de idéias) - Um grupo de pessoas tendo idéias e falando sobre um determinado assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo.

* Brand - Marca.

* Brand Equity - Valor agregador, resultante da transformação de um produto numa marca.

* Brand Image - Imagem da marca, imagem percebida pelo mercado quando estimulado pelo contato com determinada marca.

Brand Valuation - A avaliação de marcas consiste em definir um valor, no balanço da empresa, para as suas marcas. Valor da marca.

* Break-even-point - Ponto de equilíbrio. Definição de um preço para cobrir os custos gerais de operação, marketing etc de um produto ou para atingir um lucro desejado. Ponto onde a oferta é igual a procura, volume de venda em que se igualam o custo e a receita e no qual a empresa não apresenta lucro ou prejuízo. Ponto de nivelamento. Volume de vendas quando a receita total é igual ao custo total.

* Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

* Broadside - Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

* Browser - Programa que viabiliza o acesso dos usuários a páginas web. Os mais populares atualmente são Microsoft Explorer, Firefox Mozilla.

* BTB ou B2B - Business-to-Business ou comércio eletrônico entre empresas.

* BTC ou B2C - Business-to-Consumer ou comércio eletrônico de empresas para o consumidor.

* Budget - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. "Isso está fora do meu budget" - Isso está fora do dinheiro que tenho para gastar.

* Busdoor - Painéis laterais ou traseiros de propaganda afixados em autocarros.

É isso aí pessoal, espero que essas dicas ajudem no dia-a-dia, na próxima postagem eu continuo com esse tema e em breve falaremos um pouco sobre o "corporativês" uma nova língua que tem surgido no mundo dos negócios e que, por muitas vezes precisamos de um "dicionário" para saber o as pessoas estão falando.

Nenhum comentário: