domingo, 1 de junho de 2008

Glossário de Marketing (continuação)

Pessoal, segue o restante do glossário de marketing. Façam um bom uso.

C
* Cadeia de valor - Definido por Michael Porter como o "conjunto de atividades realizadas por uma empresa que cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva..." As atividades, tecnologias etc que realmente criam valor para seu cliente ou público alvo; O que seu cliente realmente pode perceber em sua experiência de compra como positivo para ele próprio.


* CEO (chief executive officer) - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, director geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é, hierarquicamente, mais forte.

* Chat - Bate-papo. Comunicação em tempo real entre dois ou mais usuários via computador, em que um usuário digita texto e este aparece tanto na sua tela quanto na tela do outro usuário.
* Check - Controle, conferência.


* CHRO (chief human resources officer) - Mais conhecido como director de Recursos Humanos.
* Churn - Termo utilizado por operadoras de telefonia e TV por assinatura para definir a perda de clientes.


* Click-through - Número de clicks.

* Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc. sobre um determinado assunto.

* CMO (chief marketing officer) - Director de marketing.

* Co-branding - Partilha de uma marca. Associação entre duas ou mais empresas em um mercado que nenhuma delas poderia entrar isoladamente, quer pelo investimento envolvido, quer pela especificidade do produto.

* Compatibilidade - Indicador de dispositivos ou programas que utlizam os mesmos protocolos e podem se comunicar um com o outro, ou seja que são compatíveis.

* Cookie - Função do browser que permite que os sites"coloquem" um arquivo no computador do visitante que coleta informações para "identificá-lo" em suas próximas visitas. Os browsers dão aos usuários a opção de rejeitar cookies.

* Core Business - Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.

* CPM - Medida utilizada por sites para venda de espaço publicitário. Garantem um certo número de impressões dos anúncios publicados e estabelecem uma taxa baseada no valor do CPM. Um site com taxa de CPM de R$ 20,00 que garanta 700.000 impressões por página cobrará $14000 (Cr$20 x 700) aos anunciantes.

* CRM (Customer Relationship Management) - Marketing de relacionamento. Muitas vezes mal entendido até por "ditos" profissionais da área, o marketing de relacionamento é a categorização de clientes em acordo com habitos, volume, freqüência etc de compra e seu incentivo proporcional. Ex: Os cartões de fidelidade.

D
* Data Ware House - Base de dados.


* Data mining - Mineração de dados. Processo de análise e otimização de dados com proposito de transforma-los em informações.

* Database Marketing - Banco de dados de marketing. Base de dados com informações relevantes sobre clientes e prospects.

* Deadline - Último dia para para conclusão de serviço, execução de projeto etc.

* Design de produto - Forma, cores, desenho do produto. Deve estimular a compra, encantar a consumidor.

* Differentation - Performance superior, numa área de benefícios, valorizados pelo seu target.

* Display - Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

* Dumping - Utilização do preço para domínio de mercado (vender abaixo do custo para derrubar a concorrência).

* DNS (Domain Naming System) - A identidade do dispositivo. Todo computador ou dispositivo tem um endereço, que é normalmente escrito na forma de quatro números separados por ponto, como 192.168.0.1. O DNS associa um endereço numérico a um nome, para estabecer uma conexão entre computadores.

* DOM (Document Object Model) - Especificação sobre como os objetos de uma página web (textos, imagens, links, etc.) são representados, atributos associados a cada um e como estes objetos e atributos podem ser controlados. O HTML dinâmico (DHTML) se baseia em DOM para mudar dinamicamente a aparência das páginas ao serem transferidas para o browser de cada usuário. O Netscape Navigator e o Internet Explorer usam diferentes dOMs, o que gera interpretações do dHTML também diferentes. As especificações DOM do W3C's (World Wide web Consortium) suportam tanto HTML quanto XML

F
* Feedback - Retorno. Resposta a determinada ação, deve ser observada para medirmos a diferença entre o idealizado e o percebido.


* Feeling - Percepção, sentimento etc.

* Floor pricing - Estratégia de preços que consiste na manutenção de preços mínimos, procurando conquistar o grupo de consumidores com maior sensibilidade ao preço. Esta estratégia sugere um grande controle sobre os custos e a manutenção de margens muito pequenas, embora eventualmente compensadas pelo acréscimo no volume de vendas.

* Focus group - Pesquisa qualitativa de carácter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, produto ou serviço. Realizada normalmente por um entrevistador que deve estimular e conduzir o debate entre os participantes convidados (em média de 10 a 15 convidados escolhidos em grupos chave para o negócio) e por uma ou mais pessoas que deve registrar (em filme, anotações e observação) os dados para posterior análise.

* Folder - Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.

* Follow-up - Termo muito utilizado para designar as actividades de acompanhamento das acções marketing das empresas.

* Fórum de discussão - Forma de comunicação on-line onde usuáriuos deixam seus comentários que podem ser lidos e/ou respondidos e completados posteriormente. Comunicação assíncrona com disponibilização de estruturas para processamento das informações em que os participantes recebem e trocam informações sobre um assunto de interesse. Ex: "orkut"

* Freelancer - Trabalhador avulso, sem vínculo contratual.

* Free-shop - Tipo de loja localizada num lugar de trânsito internacional (ex.: aeroportos), onde os produtos que são vendidos são isentos de uma séria de impostos, portanto, mais baratos.

H
* Hand-sell - É a repetição do nome do produto em um anúncio, spot ou jingle.


* Heavy Users - Segmento de grandes e fiéis consumidores de um produto ou serviço.

* Hit - Ação registrada pelo servidor quando um usuário solicita um documento HTML. Na medida de acessos, a maioria dos servidores web contam cada imagem como um hit. Numa página com cinco imagens, alguns servidores contam seis hits.

* Holding - Sociedade que tem a maioria de seu capital formado por ações de outras empresas.

* Hotspot - Região coberta por um ou mais pontos de acesso.

* House Agency - Agência de propaganda do anunciante.

* House Organ - Jornal interno de uma empresa.

I
* Impressões - Número de vezes que um anúncio ou página da web é visualizado.


* Impressão de stream - Início da execução de um arquivo de mídia em tempo real enviado para um usuário válido, como resultado do recebimento, pelo servidor, de uma solicitação deste usuário.

* Indoor - Material promocional para ser colocado no interior de qualquer local.

* IP - Paraa cada computador conectado à internet é conferido um endereço de IP (Internet Protocol) único, que identifica e diferencia o dispositivo.

J
* Jingle - Mensagem cantada. Anúncio musicado para TV ou rádio.


* Joint Venture - União ou associação de empresas que desejam unir sinergias para melhorarem o seu posicionamento no mercado fazendo ações em conjunto.

* Just-in-Time ou JIT - Atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção.

L
* Layout - Plano, esquema, desenho.


* Lifetime value - Valor total de vida útil do cliente para determinado produto, serviço ou empresa. O quanto determinado cliente pode gastar com a empresa durante sua vida.

* Light User - Consumidor menor; comprador eventual.

* Linguagem orientada a objetos - Abordagem de programação que envolve a construção de objetos abstratos de código que se interrelacionam.

* Logomarca - Identidade visual da empresa que representa ou deveria representar seus objetivos e interesses corporativos e sociais. Normalmente as cores da empresa ou organização estão dispostas em sua logo.

M
* Mailling List - Lista de endereços. Lista classificada de nomes e endereços apropriada, para uso de correio ou web. As listas devem ser classificadas por segmentos de mercado e target.


* Mark-Up - É uma percentagem fixa aplicada sobre o custo unitário de produto.

* Market - Mercado.

* Market growth rate - Taxa anual de crescimento desse mercado.

* Market share - Participação de mercado. Quase sempre a medida é percentual e visa um certo segmento.

* Marketing - Pode ser definido com o conjunto de atividades que objectivam a análise, o planeamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a procura por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou utilizadores com satisfação, qualidade e lucro. "A arte de conquistar e manter clientes."

* Marketing Directo - Venda direta, sem distribuidores, representantes e vendedores. Pode ser feita pela web, televisão (compre agora pelo número...) etc.

* Marketing mix - Composto de marketing. Os quatro "P" de marketing: Produto, Promoção (comunicação), Preço e Praça.

* Marketing One-To-One - O Marketing de um para um é o expoente máximo do tratamento personalizado ao cliente. Marketing customizado.

* Marketing viral - As ações de marketing viral normalmente são implementadas pela web. E tem como objetivo que ao receber uma mensagem, o receptor sinta-se impelido a divulgar para seus contatos e assim por diante.

* Mashups - Combinação de diversas tecnologias da Web 2.0 já existentes, como XML, serviços web, RSS, AJAX, para criar novos aplicativos ou fontes de dados que extendam a funcionalidade das tecnologias originais. Os mashups basicamente usam estes recursos para promover a interação entre serviços/APIs e provedores de conteúdo.

* Merchandising - Ação no ponto de venda. Utilização de ferramentas e expedientes promocionais no ponto de venda visando a venda e a satisfação do consumidor.

* MMS (Multimedia messaging service) - Funciona como o serviço de envio de mensagens de texto por telefone, mas com maior capacidade de anexar arquivos de texto, imagens e áudio.

O
* Onbudsman - Ouvidor. Ouvinte de reclamações. Pago pela instituição para escutar seus consumidores, suas críticas e sugestões.


* On-line -Significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem.

* Opt in - Ato de assinar uma lista de mensagens ou discussão através de preenchimento de formulário.

* Outdoor - Propaganda ao ar livre. Propaganda por intermédio de pósteres, cartazes, etc.

* Outsourcing - Tendência, cada vez mais forte nas grandes empresas, de contratar a terceiros os serviços que necessitam nas áreas de logística,de informática, de segurança, etc. Desse modo, o contratante pode concentrar-se na estratégia e na gestão da sua atividade principal. Pode ser traduzido por subcontratação de serviços de terceiros.

* Overall cost leadership - Desenvolver os custos operacionais de produção e distribuição mais baixo possíveis para viabilizar preços mais baixos que os concorrentes.

* OWL (Ontology Web Language) - conjunto de linguagens de marcações ("markup") usadas por aplicativos que precisam interpretar e processar o conteúdo de informações, em vez de apenas representá-las graficamente.

P
* Pageview - Contagem de visualizações de páginas.


* Peer-to-peer (P2P) - Técnica utilizada para o compartilhamento online de arquivos de diversos formatos (músicas, filmes, textos).

* PEPS - É a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair.

* Podcasting - Maneira de fazer o download de um programa de rádio, palestra ou música e escutá-los no computador ou no dispositivo tocador de MP3.

* Ponto de acesso (acess point) - Dispositivo que conecta redes sem fio para formar redes maiores, por onde transitem informações para dispositivos conectados com ou sem fio, permitindo aos usuários localizados numa determinada área acessarem a internet e se manterem conectados mesmo em deslocamento.

* Portal- ambiente na Internet com diferentes sites e links para diversas páginas sobre um determinado assunto e busca unificada para todo o ambiente.

* Press party - Recepções informais aos media para apresentação de produtos.

* Press Realease - Noticiário distribuído pela empresa ou instituição à imprensa, visando a publicação nos veículos sem nenhum custo.

* Price - Preço. Em sua expressão mais simples, valor de troca, em termos de um denominador comum: a moeda. Os factores de preço são múltiplos e complicados, tanto que se criou uma teoria do preço (price theory) na qual são examinados diversos fatores constitutivos.

* Promoter - Promotor. Profissional que tem a responsabilidade de promover um produto ou serviço.

* Promotion - Promoção. Tarefa de marketing que visa informar, persuadir, influenciar e manter os indivíduos na escolha de um determinado produto ou serviço.

* Prospect - Consumidor provável, aquele que tem o poder de compra.

* Public relations - Relações públicas. Atividade utilizada num mercado para criar climas de opinião ou para influenciar as compras por meios indiretos, por exemplo através de líderes de opinião, ou dos meios de comunicação social.

* Pull strategy - Forte investimento na publicidade e na promoção focadas no consumidor, para estimular a compra.

* Push strategy - Enfoque na força de vendas e na promoção para escoar o produto nos canais de venda.

R
* Reach - Cobertura de audiência. Audiência líquida.


* Recall - Recordação, lembrança. Chamada de volta. Recolha de produtos defeituosos.

* Release - Noticiário em forma de matéria jornalística de interesse do cliente, distribuído à imprensa.

* Resolução - Termo usado para descrever qualidade/ tamanho de uma imagem ou de uma tela. É medida através do número de pixels horizontais multiplicado pelo número de pixels verticais (por exemplo 800 x 600).

* Royalty - Direito de exploração, confecção ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma empresa, mediante pagamento de determinada taxa à empresa possuidora daquele direito.

S
* Sampling - Distribuição de amostras grátis.


* Share of Heart - Percentagem de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.

* Share of Market - Participação de mercado.

* Share of Mind - Percentagem de participação da marcas na mente do consumidor.

* Share of wallet - Percentagem de participação do produto na carteira, orçamento do consumidor.

* Site - Conjunto de informações relacionadas e interligadas de forma hipertextual, com base num endereço (URL) único.

* Slogan - Lema. Imagem de um produto. Frase curta, geralmente incisiva.

* SMS (Short Message Service) - Mensagem limitada a 160 caracteres que se pode enviar via telefone móvel.

* SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo para o envio de emails entre clientes e servidores. As mensagens podem ser respondidas pelo programa do cliente usando os protocolos POP ou IMAP. Tanto os servidores de SMTP quanto de POP ou IMAP devem ser identificados na configuração do programa de email.

* Spot - Rádio falado, só com efeitos sonoros, ruídos, uma eventual abertura ou encerramento orquestrado.

* Splash - Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços.

* Staff - Equipe de apoio.

* Stakeholders - Partes interessadas. Pessoas ou organizações cujos interesses (financeiros ou não) são afetados por um projeto. Os stakeholders tanto podem ser afetados positiva quanto negativamente pelos efeitos do projeto, durante ou depois da sua elaboração.

* Stopper - Elemento publicitário que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

* Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

* SWOT - A Análise "swot" é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planeamento estratégico de marketing e negócios.. O termo "swot" representa as iniciais das palavras Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências que se verificam no cenário global de mercado e propor ações relativas a estas observações.

T
* Tags - Comumente usadas em blogs e sites de veiculação de arquivos e links, são usadas por autores como descrições ou palavras-chave para categorizar imagens ou textos em seus site. As tags podem ser compostas também por acrônimos e números. Páginas web e blogs com as mesmas tags podem ser associados através de links, para que os usuários encontrem conteúdo relacionado. Se as marcações são divulgadas, sites que atuam como serviços de divulgação de "favoritos" ou "bookmarks", como del.icio.us, podem também indexá-las. As tags estão também associadas a "folksonomies" (redução de "folks" + "taxonomy"), marcações convencionadas por grupos de pessoas e a "social bookmarking", ou o processo de compartilhamento de bookmarks.


* Target - Público alvo.

* Taxa de click-through (click-through rate) - Relação entre o número de vezes em que um link de anúncio foi seguido e número de vezes em que a página para a qual aponta foi visitada (percentual)

* Taxa de conversão (conversion rate) - Relação (percentual) entre o número de vezes em que link foi seguido e número de vezes em que foi efetuada uma compra ou transação comercial.

* Teaser - Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

* TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão/ Protocolo Internet) - Protocolos de rede para a internet que permitem a comunicação entre diferentes tipos de computadores. Funcionam em camadas, sendo o TCP a camada que gerencia os processos de transporte de dados e o IP a camada que gerencia os processos de conexão das redes.

* Template - Layout do site no sentido mais amplo, incluindo imagens, textos etc.

* TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação.

* Top of mind - Produto ou serviço número um na memória dos consumidores.

* Trade - Intermediários, geralmente: Atacadistas, revendedores, distribuidores etc.

* Trade Marketing - Ação de marketing, treinamento e otimização de negócios destinada aos intermediários, atacadistas, revendedores etc. Otimizar a relação entre produtor e distribuidor, para que ambos retirem benefícios dessa parceria.

* Trading-Down - É a tentativa de popularização de um produto ou serviço, procurando atingir a faixa mais popular do mercado.

* Trading-Up - É a tentativa de valorização de um produto ou serviço com objetivo de atingir uma faixa mais nobre do mercado.

U
* UENS - Unidades estratégicas de negócios.


* UEPS - Último produto a entrar é o primeiro a sair. (ver "peps")

* UNIX - Sistema operacional de alta performance escrito em C (linguagem de alto nível).

* Upgrade - Melhorar as condições de desempenho de micro-computadores, velocidade de linha telefônicas, etc.

* URI (Universal Resource Identifier) - Tem uma composição parecida com a das URLs (abaixo), mas especifica uma identidade, não necessariamente uma localização na web.

* URL (Uniform - ou Universal- Resource Locator) - Endereço de um arquivo ou web site na internet por computadores pessoais, assistentes pessoais (PDAs) ou telefones móveis. A primeira parte do endereço indica o protocolo utilizado (o mais comum é o http) e a segunda parte o endereço de IP ou o nome do domínio onde a página ou arquivo está localizado.

* Usabilidade - Facilidade de uso de uma interface de forma que seus usuários realizem as ações que desejam realizar. O conceito inclui muitos fatores, como: design, funcionalidade, Arquitetura da informação, edição de conteúdo (textos, imagens, vídeo, áudio).

V
* Vale Brinde - Cédula impressa que dá direito a receber brindes.


* Verniz U.V. - Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento.

* Vinco - Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.
* Vírus - Programa de computador malicioso e que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros programas.


* Volante - Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

* VRML (Virtual Reality Modeling Language) - Padrão de programação que permite modelagem e navegação em terceira dimensão na Web.

W
* W3C - World Wide Web Consortium e é a organização oficial para os padrões Web, especialmente HTTP, HTML e XML. O W3C foi fundado em 1994 por Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Web.


* Wifi - Tecnologia que permite computadores, telefone celulares, assistentes pessoais e outros dispositivos móveis se conectarem à internet ou a outros aparelhos quando localizados nas proximidades de um ponto de acesso.

* Workshop - Oficina. Normalmente um evento ou curso em que os participantes interagem de alguma forma elaborando projetos, produtos e serviços.

X
* XML - eXtensible Markup Language. É uma linguagem baseada em SGML que está sendo desenvolvida pelo W3C para uso em páginas e documentos Web. XML é uma linguagem mais funcional que HTML. * XSLT - linguagem feita para transformar um documento XML em outro documento XML ou XHTML, ou transformar um documento XML em qualquer outro tipo de documento estruturado. Para tornar processável uma estrutura XML, usa-se um processador XSLT e uma folha de estilos XSLT, que define como a transformação é configurada. É um padrão que vem sendo recomendado pelo W3C desde novembro de 1999

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