terça-feira, 24 de junho de 2008

VISUAL MERCHANDISING

Olá pessoal, essa é uma das postagens mais comentadas da página e por conta disso fiz algumas atualizações. Abraço a todos.


Mas afinal, o que é visual merchandising?
É uma ferramenta de marketing que quando utilizada corretamente traz resultados surpreendentes. Envolve desde o planejamento de uma vitrine, a iluminação do ambiente, os sons, as cores, comunicação visual, desing, informática, mobiliário, equipe de vendas, etc...
Alguns autores defendem que o visual merchandising existe desde o início da civilização, baseado nessa teoria eu parti para uma pesquisa e encontrei na Bíblia Sagrada a primeira utilização dessa ferramenta de marketing que busca aguçar os sentidos do ser humano para então despertar um desejo que se "transforma" em uma necessidade. Vocês devem estar curiosos em que parte da Bíblia eu encontrei a utilização do visual merchandising, então vamos lá.
Seguindo essa teoria eu fui em busca do começo de tudo, e numa bela tarde no Jardim do Édem, Eva passeava tranqüilamente quando a astuta serpente lhe chamou a atenção.
"Ei Eva! Chegue mais perto, vamos bater um papinho!" E então a incauta Eva se aproximou e a serpente utilizou a primeira ferramenta de marketing, o buzz, vejam só a conversa da serpente:
"Eva, por acaso Deus não te disse que você poderia comer de todas as frutas do jardim?" E Eva respondeu: "Sim, menos esta, que é da árvore do bem e do mal, se comermos o fruto dessa árvore morreremos".
E a serpente respondeu: "Que nada sua boba! Com certeza não morrerão, veja como é bela essa fruta, sinta só esse aroma...como é que algo tão maravilhoso e que foi criado por Deus pode lhe causar a morte? Outra coisa, foi Deus mesmo quem te falou ou foi Adão?"
Foi então que Eva se deixou levar, na realidade o desejo se tornou uma necessidade e ela comeu da fruta e o resto da história todo mundo já sabe (ver Genesis cap. 3).
Mas o que essa história tem a ver com visual merchandising? Tudo!
Vamos lá, primeiro a serpente utilizou a ambientação, imaginem só como não deveria ser belo o Jardim do Édem, Deus chamou esse lugar de paraíso, é primeira vez que essa palavra é utilizada. Fazendo uma analogia com os dias de hoje é como se 'soltássemos' uma mulher com um cartão de crédito sem limites em um shoping center e pedíssemos para ela comprar somente o essencial. Depois atacou pelo "ouvido" quando argumentou com Eva dizendo se ela não poderia comer de todas as frutas do jardim, nesse caso utilizamos nas stores a música ambiente de acordo com o segmento, público, etc. Até a utilização de um locutor (particularmente eu acho isso horrível, mas funciona) na loja anunciando as "ofertas imperdíveis". Então ao aproximar Eva teve a sua visão bombardeada, imaginemos que a tal fruta fosse uma maçã, vermelha, brilhando, suculenta e tão grande que seria necessário usar as duas mãos para segura-la, nesse caso vemos a importância da apresentação do produto, tem que ser impecável.
Mas a coisa não pára por aí, pois a serpente fez Eva pegar a maçã, imagine então ela pegando aquela fruta espetacular, qual seria a reação? Aposto que Eva aproximou a maçã do rosto e a cheirou. Ah, que aroma delicioso, que perfume, é tão bom que dá até para imaginar o sabor. Quem nunca cheirou uma bela fruta? Esse é outro sentido que deve ser aguçado nos ambientes das lojas, o aroma certo é capaz de vender muito mais do que um bom papo de vendedor, para se ter uma ideia o 'cheiro de carro novo' tem uma fragrância específica escolhida por cada montadora.
Pois bem, utilizando-se das ferramentas de visual merchandising, a serpente levou Eva a cair em tentação, aquilo que até então era proibido se tornou uma necessidade para Eva. Pois quanto mais eu ouço, mais eu quero ver, e quanto mais eu vejo mais eu quero tocar, quanto mais eu toco, mais eu quero cheirar, quanto mais eu cheiro, mais eu quero provar.
O profissional de visual merchandising deve se atentar a todos esses detalhes, a começar pela ambientação, os sons, a música ambiente, os aromas, a exposição e a disposição dos produtos chaves, sem contar a equipe de vendas que deve deixar o cliente a vontade para "tocar" nos produtos. A missão é transformar o desejo do cliente em necessidade, e para isso devemos aguçar TODOS os sentidos dos nossos clientes, se conseguirmos isso o próximo passo é deixá-lo "cair em tentação".

10 comentários:

Marcos Olivier disse...

tudo posso naquele que me fortalece

Anônimo disse...

"Soltássemos" uma mulher é ótimo...

Anônimo disse...

Nossa, muito boa a sua definição!
Eu estava a procura de uma na internet.. e além de encontrar uma resposta ainda veio com uma inspiração nela!!
Incrível como você conseguiu buscar na bíblia, em uma história tão antiga e conhecida uma analogia tão brilhante..
parabéns..
Se você for tão brilhante assim na sua profisão..

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo texto. Achei interessante a linkagem que você fez com a passagem da Bíblia Sagrada. Estava em busca de informações sobre visual merchandising, e seu texto foi complementar à minha pesquisa.
Abraços,
Cileide Siqueira

Cabral disse...

Alexandre,

parabéns muito boa a sua analogia.

ANGELO PERNAMBUCO disse...

Alexandre, estando em aula sobre Visual Merchandising, pesquisei e achei sua página, onde adorei a abordagem da história bíblica, e realmente retrata o assunto abordado. Parabéns.
Angelo P. dos Santos - Recife - PE.

Sisi Azevedo disse...

Adorei...
Mais ainda,pois tou fazendo uns teste pra uma vaga nesse ramo...
E adoro criatividade,e desafios...

Lívia Mesquita disse...

Sou aluna de moda e estou fazendo uma pesquisa sobre visual merchandising. Eu adorei o paralelo que fez com a historia da biblia, deu um exemplo que simplificou a teoria. Obrigada ajudou muito!

Anônimo disse...

Minha filha me pediu para ajuda-la na sua monografia sobre merchandising no supermercado,ese assunto me deu base para desenvolver minha idéía,obrigado.

CMPZ Design - Visual Merchandising disse...

A sua abordagem em analogia com o texto biblico é inspirador e digno de apreciação. Muito Obrigado.