quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fundamentos de Marketing

Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo longo período sem postar,mas posso assegurar que de agora em diante as postagens serão semanais, mas vamos ao que interessa...
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Nesse post iniciaremos os conceitos centrais das funções do marketing, abordando principalmente as contribuições de conceito e teorias, pois afinal o que é marketing? O que é mercado? O que é segmentação?
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Definindo o Marketing.
Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, ou seja, mercado. Pois bem, podemos então definir que uma empresa que se utiliza do marketing é uma empresa que tem o foco no mercado.
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Com o avanço da industrialização no pós-guerra, (anos 50), a competição entre as empresas tornou-se mais acirrada e essa disputa pelo mercado criou novos desafios.
Produtos e serviços de qualidade já não eram suficientes para garantir rentabilidade. O cliente passou a ser o centro das atenções, afinal é do cliente o poder da decisão, sempre optando por produtos ou serviços que ofereçam o melhor em custo benefício.
Quando as empresaas se tocaram passaram então a implementar pesquisas, análise de mercado,comunicação,distribuição,etc...
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As empresas começaram a focar as suas ações para o mercado, e então surgiram conceitos como vantagem competiva, orientação para o mercado e criação de valor para o cliente.
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Podemos entender então que conceito de marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
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Segundo a American Marketing Association (AMA), que considera o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços. (http://www.ama.org/)
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Vejamos algumas definições de ferramentas utilizadas no marketing:
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Orientação para o mercado: é a filosofia empresarial que envolve todas as funções organizacionais e enfatiza os consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente.
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Mercado: é o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquirilos.
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Segmento de Mercado: é um grupo de consumidores com necessidades e características em comum, porém apresentam diferenças entre outros grupos de consumidores, onde são aplicadas estratégias e programas de marketing específicos.
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Continua na próxima postagem....

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