Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo longo período sem postar,mas posso assegurar que de agora em diante as postagens serão semanais, mas vamos ao que interessa...
.
Nesse post iniciaremos os conceitos centrais das funções do marketing, abordando principalmente as contribuições de conceito e teorias, pois afinal o que é marketing? O que é mercado? O que é segmentação?
.
Definindo o Marketing.
Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, ou seja, mercado. Pois bem, podemos então definir que uma empresa que se utiliza do marketing é uma empresa que tem o foco no mercado.
.
Com o avanço da industrialização no pós-guerra, (anos 50), a competição entre as empresas tornou-se mais acirrada e essa disputa pelo mercado criou novos desafios.
Produtos e serviços de qualidade já não eram suficientes para garantir rentabilidade. O cliente passou a ser o centro das atenções, afinal é do cliente o poder da decisão, sempre optando por produtos ou serviços que ofereçam o melhor em custo benefício.
Quando as empresaas se tocaram passaram então a implementar pesquisas, análise de mercado,comunicação,distribuição,etc...
.
As empresas começaram a focar as suas ações para o mercado, e então surgiram conceitos como vantagem competiva, orientação para o mercado e criação de valor para o cliente.
.
Podemos entender então que conceito de marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
.
Segundo a American Marketing Association (AMA), que considera o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços. (http://www.ama.org/)
.
Vejamos algumas definições de ferramentas utilizadas no marketing:
.
Orientação para o mercado: é a filosofia empresarial que envolve todas as funções organizacionais e enfatiza os consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente.
.
Mercado: é o conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquirilos.
.
Segmento de Mercado: é um grupo de consumidores com necessidades e características em comum, porém apresentam diferenças entre outros grupos de consumidores, onde são aplicadas estratégias e programas de marketing específicos.
.
Continua na próxima postagem....
Nenhum comentário:
Postar um comentário